28.2.12

Guacamole: dica do dia e receitinha!

Gente, eu adoro abacate! Mas só comia ele com açúcar (quem nunca fez isso?) ou fazia vitamina (amo!). Repunava qualquer receita salgada com essa fruta. Um belo dia, conheço um casal de hippies andarilhos na Bahia (ela alemã e ele colombiano) que me ensinaram a fazer a guacamole da forma mais simples, afinal, ele não possuem meios de conservar comida. Confesso que fiz careta antes de experimentar pela primeira vez (você deve estar fazendo essa mesma careta agora), achei estranho abacate temperado, mas foi uma das melhores coisas que já provei. E virei fã! Apresentei essa receita aos meus amigos, que também ficaram receosos, e que no final das contas adoraram. Anotem aí:



GUACAMOLE FÁCIL
*um abacate maduro
*dois tomates
*uma cebola
*limão
*sal
Amasse ou pique em cubos bem pequenos o abacate. Pique o tomate e a cebola como para vinagrete. Misture tudo e tempere com sal e o caldo do limão à gosto. Se você quiser, pode acrescentar pimenta do reino ou molho de pimenta do seu gosto.
*Sirva com torradas ou nachos(doritos sem sabor)

Fácinho né!
E agora veja alguns motivos para consumir abacate:



Exterminador de gordura: o abacate é rico em gordura e, consequentemente, tem muitas calorias (160 em 100 gramas). Por isso nem pense em exagerar. Você deve, sim, incluí-lo no cardápio com frequência e em doses moderadas, sozinho ou em receitas leves. Esse é o segredo para ajudar a secar a barriga - poder que vem (adivinha!) da gordura, segundo estudo da faculdade de medicina da Universidade Harvard. Formada basicamente de ácido oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), a gordura do abacate reduz o risco de síndrome metabólica - desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso.

Redutor de cortisol: outro componente da fruta que favorece o emagrecimento é a glutationa. "Essa substância, presente naturalmente no organismo, é reforçada pelo o abacate. Resultado: maior controle nos níveis de cortisol, o hormônio do stress que, em excesso no organismo, dificulta a perda de peso", explica Daniela Jobst, nutricionista da Nutrijobst, em São Paulo. Pior: faz você acumular gordura especialmente na barriga. A glutationa ainda tem ação detox - ou seja, contribui com o fígado na eliminação das toxinas.

Bloqueador de inflamação: mais uma substância do fruto do abacateiro, o beta-sitosterol age como um anti-inflamatório, fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções. Isso não só facilita a dieta como diminui o aparecimento de rugas precoces e celulite. A pele também fica mais bonita porque o abacate tem substâncias antioxidantes como as vitaminas A, C e E.

Inibidor de apetite: a gordura da fruta ainda aumenta a sensação de saciedade e adia a fome. Para obter esse efeito (lembre-se!), basta uma porção moderada - uma fatia fina na salada, por exemplo. Quando você acrescenta o abacate na refeição tem mais uma vantagem: aumenta a absorção do licopeno, famoso antioxidante presente principalmente no tomate. E quanto mais suprir seu organismo dessas substâncias, mais fácil aparece o resultado da dieta - e mais chapada fica a barriga!

Se você não gostou da receita e quer incluir abacate no cardápio, coloque cubinhos no meio da sua salada e tempere so seu modo.
Depois me falem se gostaram quando testarem a receita!

3 comentários:

DEBORA ILUSTRACOES disse...

eu aaaamo guacamole! se pudesse comeria uma vez por semana! Huuum com doritos e muita pimenta, não preciso de mais nada....talvés um cozumel....To adorando passar por aqui, Erika!
bjo e boa semana!

Anônimo disse...

Valeu Débora! você é sempre bem vinda! beijoo

Anônimo disse...

que delicia...adoro guacamole