2.10.12

Moda masculina: Como usar gravata?




A gravata como conhecemos hoje, é uma criação do começo do século 20. Nas primeiras décadas deste século, elas eram cortadas no sentido do tecido, e isso provocava a formação de rugas no nó. Em 1926, Jesse Langsdorf, um gravateiro de Nova York, passou a cortar o tecido no viés (diagonalmente, num ângulo de 45 graus), o que aperfeiçoou seu caimento. Assim nasceu a gravata social, muito usada por quem veste ternos.
A gravata é um símbolo da vestimenta masculina, pode revelar um pouco da personalidade do homem. Fernando de Barros (1915-2002), em seu livro "Elegância - Como o Homem Deve se Vestir" (1997, Ed. Negócio), escreve: "Por meio da gravata o homem pode deixar expandir sua fantasia e revelar sua própria visão de mundo, assinalando sua presença".
As gravatas seguem muito padrões. Tem as lisas, as estampadas, as listradas e as falsas lisas, que são as de uma cor só mas com textura do tecido. Assim, os homens ficam perdidos e até muitas mulheres se perdem na hora de ajudarem o marido a se vestir com elegância. O ideal é saber como combinar a camisa com a gravata.


A camisa branca é super coringa, vai bem com qualquer tipo de gravata. A camisa azul de tom mais claro também entra nessa classificação, podendo ser uma variação para o dia-a-dia. As camisas estampadas pedem gravatas lisas. Camisas listradas podem ser usadas com gravatas estampadas, de preferência também listradas ou estampa que não brigue com a camisa. Use o bom senso do espelho!
A ponta da gravata não deve ultrapassar os furos do cinto, esta é a altura ideal. Jamais use uma gravata por dentro da calça ou presa ao cinto, senão você pode passar a imagem de uma pessoa desleixada. Os prendedores são usados 20cm acima da ponta da gravata.


Para ternos risca de giz, combine camisa lisa com gravata com estampa diagonal ou xadrez. Para terno liso, escolha gravata lisa com camisa estampada. Atenção na mistura de cores! O tom sobre tom é sempre tiro certeiro.


Façam boas escolhas na hora de se vestirem e o mundo os verá com outros olhos.

 Matéria publicada no jornal O Anápolis, ed.7825, 29 de setembro a 05 de outubro de 2013

Nenhum comentário: