8.2.12

Moda como profissão

Moda é a arte de criar, desenvolver e comercializar peças do vestuário e também acessórios, sempre seguindo tendências.
O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabilizase pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidar da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Neste caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas.


Tendo uma formação em moda, pode-se trabalhar em várias áreas:

Consultoria

Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos.

Coordenação

Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos tanto em indústrias e confecções como em magazines e orientá-las para as tendências da moda.

Design/Estilismo

Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia

Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento

Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem

Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.

Negócios

Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.

Produção

Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.


Para seguir carreira nessa área, os melhores lugares são Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. No sul há várias empresas de confecção, e nas outras cidades é onde a moda "acontece".  Minas Gerais também possui muitas empresas em destaque.
Essa profissão é muito glamourizada. Na época que fiz faculdade, muitas meninas falavam que estavam fazendo moda porque gostavam de fazer compra. Ridículo isso. Você escolhe uma profissão por paixão, vai ser o que vai fazer pelo resto da vida e moda é business, é uma indústria giganteca que movimenta milhões e quem está por trás disso são os profissionais que criam, elaboram coleções, pesquisam tendências, agregam valores, executam... O trabalho é árduo para se chegar ao sucesso nessa profissão. Quem apenas gosta de comprar roupa em shopping não deve escolher moda como profissão.


Onde estudar moda em Goiás?

Universidade Federal de Goiás (Goiânia)
Curso: Design de moda - Bacharelado
Duração: 4 anos

Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (Goiânia)
Curso: Design de Moda - Bacharelado
Duração: 3 anos

Unievangélica (Anápolis)
Curso: Design de Moda - Tecnológico
Duração: 2 anos

Universidade Estadual de Goiás (Trindade)
Curso: Design de moda - Tecnológico
Duração: 3 anos

No Senac em Goiânia há cursos voltados para moda, mas não são de graduação. São bem interessantes como complementação de estudos.

Indico o livro "Cartas à um jovem estilista - Alexandre Herchcovitch" para quem está pensando em entrar para o mundo da moda.




3 comentários:

DEBORA ILUSTRACOES disse...

Mulher do céu, o tecnologo aqui de anapolis não fechou turma esse ano, infelizmente! Estava querendo cursar pra dar uma acrescentada, mas perdí! =(

DEBORA ILUSTRACOES disse...

bjo!

Ludmilla Castro disse...

ADOREI O POST E POSSO AFIRMAR QUE O TRABALHO É ÁRDUO MESMO, QUEM APENAS ACHA LEGAL E GOSTA DE COMPRAR NÃO AGUENTA PEDE PRA SAIR!!!